NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE SOBRE MATÉRIA VEICULADA NO BLOG DIÁRIO DO BREJO


 Através desta nota, venho esclarecer a população Damiaoense sobre a denúncia feita do suposto transporte do lixo “hospitalar” deste município, publicado no site Diário do Brejo com as informações do Sr. Vereador Josaildo Freitas.

Gostaria de informar que o lixo contaminado das Unidades Básicas de Saúde de Damião e o seu manejo é entendido como a ação de gerenciar os resíduos em seus aspectos dentro e fora do estabelecimento, desde a sua geração até a disposição final.

Este procedimento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. Explica-se: os descartáveis pérfuro cortantes tais como: seringas e agulhas, laminas de bisturi e etc, embora pouco utilizados na Unidade, já que não temos um hospital, e sim, duas Unidades Básicas de Saúde, são depositadas em caixas especificas (descarpax), mais conhecidas como caixas para pérfuro cortantes. Sendo assim, é impossível o nobre vereador ter visualizado seringas ou agulhas dentro daquelas sacolas que aparecem nas imagens, uma vez que, naquelas sacolas fotografadas pelo vereador continham o lixo comum da UBS.

Outro ponto que esclarecemos, é que o transporte fotografado, trata-se de um veículo  para uso de serviços gerais da Secretaria de Saúde, isto é, para transportar tudo o que facilitar a realização das atividades das unidades e Secretaria de Saúde, como: caixas de som, data show, balanças e materiais gerais.

Neste sentido, afirmamos que o carro fotografado não transporta pacientes doentes para tratamento em outras cidades conforme mencionado na matéria, e mesmo que o fizesse, seria limpo e organizado antes disso.

Pedimos desculpas a população e aos servidores da saúde por esta inverdade. O que percebemos, é que tal matéria se trata de picuinha política. Lamentamos que diante de tamanha crise e inúmeros problemas que passa o Brasil, representantes do povo se ocupem em está procurando deslizes da administração pública no objetivo único de atingir a equipe de governo e virar notícia de jornais.

Sugerimos aos representantes do povo, que existem problemas bem mais sérios que poderiam ser resolvidos e reivindicados para a população, seja na esfera municipal, Estadual e Federal, e que com certeza ajudaria ao então prefeito Lucildo Fernandes.

Enfim, diante de tudo isso, nos tranquilizamos por saber que com esta fúria para conseguir encontrar erros na administração atual, se de fato ocorresse alguma irregularidade real ou erro no serviço público toda a população estava ciente. Estamos sempre trabalhando para sanar os equívocos e atingir o ideal.

Realmente seria um desrespeito com a população se tal denuncia fosse uma verdade. É válido dizer e lembrar que isso acontecia em gestões anteriores, onde SE NÃO ME FALHE A MEMÓRIA O LIXO DAS UBS ERA COLETADO JUTAMENTE COM O LIXO DOMICILIAR NORMAL E LEVADO AO LIXÃO MUNICIPAL, SEM NENHUM TRATAMENTO OU CUIDADO ESPECIAL.

Posso aqui AFIRMAR que o manejo na atual gestão se dar de forma responsável, através de EMPRESA “STERICYCLE”, ESPECIALIZADA PARA A COLETA, TRANSPORTE E INCINERAÇÃO de Resíduos Sólidos das Unidades Básicas de Saúde, demonstrando o respeito e compromisso com a população. A coleta é feita a cada 15 dias, onde centralizamos os resíduos na Unidade Básica Florentina Honorato da Costa e a citada empresa dar o destino correto.

Toda a coleta é transparente e está a disposição da população para averiguação dos fatos.

Deixo aqui o agradecimento pela preocupação do vereador, e sugerimos que antes de publicar qualquer denúncia, procure o órgão competente para saber o que realmente acontece, como muitos vereadores já o fizeram. Ao mesmo tempo, expresso a minha indignação com a notícia, pois em momento algum o vereador Josaildo foi até a Secretaria de Saúde para tomar conhecimento dos fatos, o que denota que não há interesse em solucionar ou averiguar de forma correta os serviços públicos, mais sim, apenas chamar atenção da população com oportunismo e politicagem.

O povo não aguenta mais “ tanta enrolação”. Vamos todos juntos trabalhar em prol de Damião!

FLÁVIO RODRIGO ALVES SANTOS
Secretário Municipal de Saúde

Compartilhe no Google Plus

Sobre Administrador

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: