Oposição de Araruna mostra força na pesquisa da PLS e tem 60,00% dos votos, quase o mesmo de 2012.



A primeira pesquisa divulgada em Araruna, 07 de abril, cujo objetivo foi fazer algumas avaliações que descrevemos a seguir: gestões municipal e estadual; emissoras de rádios mais ouvidas e pesquisa eleitoral. O instituto é um velho conhecido do povo ararunense e da região, é o PLS, segundo informações do Instituto os dados pesquisas são: amostra de 400 entrevistados; margem de erro de 2,5% e confiabilidade de 97%.

Não iremos nos concentrar nas avaliações de governo e também nas emissoras de rádios mais ouvidas, pois levando-se em consideração a atual situação do municípios podemos concluir relevantes os resultados, porém iremos focar esta matéria em relação as eleições de 2016.

REJEIÇÃO
Com relação à rejeição, aquele que você não votaria de jeito nenhum observou que o resultado foi normal, pois em primeiro lugar encontra-se o campeão de candidatura a prefeito de nossa comarca, com 4 tentativas ao cargo de prefeito, Vital Costa com um percentual de 19,60%. Este valor alcançado por Vital Costa é resultado de muitas candidaturas frustradas e também por representar por vários anos o governo estadual aqui em Araruna, pois todos gestores desagradam e agradam a população.

Em segundo lugar na rejeição, encontra-se o ex-prefeito e ex-candidato Availdo Azevedo com 15,30%. O raciocínio é o mesmo do campeão em rejeição, pois já foi prefeito e rompeu com a atual prefeita.

Claudio José teve a terceira maior rejeição da pesquisa, 14,90%, igualando-se praticamente com os dois primeiros colocados, mas com a ressalva de não ter sido gestor, porém atualmente é o legitimo representante da atual prefeita, segundo informações, logo está passivo deste percentual, e tendo como certa uma rejeição por parte dos moradores ararunenses.

Os demais agentes políticos que apareceram na pesquisa tem em comum nunca terem administrado nenhum órgão publico, apesar de serem políticos com mandato, com exceção de Christina Targino que exerce cargo de secretaria municipal. Os percentuais dos mesmos ficaram abaixo de 10%, que são: Aline Natanael 9,10%, Lulinha 8,40%, Cristina Targino 5,00% e por fim Iran Pontes com 3,10%.

VOTAÇÃO
Em relação à votação em 2016, tipo espontânea, mas uma vez não houve novidade na cabeça, no primeiro colocado, Vital Costa com 21,00%, pois atualmente em Araruna tem-se muitas duvidas em relação às cabeças de chapas do grupo de Wilma Maranhão e do grupo do governador Ricardo Coutinho, no entanto em relação a Vital Costa ele mesmo já disse que seria candidato mais uma vez, como foi em outras 4 vezes, logo está na mente do eleitor que sempre está pronto a ser candidato diante das duvidas dos outros grupos.

A surpresa desta pesquisa se deu com o resultado obtido pelo atual vice-prefeito, Iran Pontes ter chegado a empate técnico com o percentual de 20,60% com o primeiro colocado, visto que o mesmo rompeu com atual prefeita em janeiro de 2012 e ter passado a integrar a oposição de Araruna.

A terceira colocação ficou com eventual candidato da situação ararunense, Lulinha, que hoje é vereador e já foi ex-prefeito, atingiu um percentual de 19,10%, porém está hoje em disputa interna com Claudio José que tem 2,70% de preferência do eleitorado, no entanto é um dos campões de rejeição com quase 15,00%.

Em quarto lugar está o ex-prefeito e ex-candidato na ultima eleição(2012) pelo PSB a prefeito de Araruna, atingiu a marca significativa de 15,30% das intenções de votos da pesquisa, resultado este esperado diante das atuais indefinições políticas.

Os demais candidatos não atingiram o percentual de 5,00%, que ficou distribuído da seguinte forma: Aline Natanael 3,10%; Claudio José 2,70%; Christina Targino 2,00%; Boró 1,70% e por fim Naldo de Zé de Neco 1,00%.

Diante destes números podemos concluir que a oposição tem uma votação de 60,00% das intenções de votos, enquanto que os candidatos da atual prefeita obtiveram apenas 26,50%. Tendo a oposição em conjunto uma votação em termos percentuais de 33,50% a mais que todos os possíveis candidatos de Wilma Maranhão.

Outra observação, desta vez por grupo, temos os seguintes números: Vital Costa 21,00%; grupo de Ricardo Coutinho Iran Pontes 20,60, Availdo Azevedo 15,30%, Aline Natanael 3,10% que totaliza 39,00% e por fim temos o grupo do PMDB com Lulinha 19,10%, Claudio José 2,70%, Christina Targino 2,00%, alem de Boro e Naldo de Zé de Neco que juntos tem 2,70%, chegando a um total de 26,50%  

Diante deste numeros começam as articulações para 2016, desde já obesavmos que como na ultima eleições para prefeito, a oposição atingiu 55,50%, enquanto que Wilma Maranhão chegou a vitoria com 44,50%, logo não há nada de errado nesta pesquisa.

Resta saber qual será a estrategia a ser adotado diante destes numeros, se haverá tres candidatura 2016, que no caso favareceu o PMDB em 2012, ou se unirá as oposição e teremos só dois concorrentes nas proximas eleições. Estão lançados os numeros.

Fonte Araruna
1
Compartilhe no Google Plus

Sobre rivaildo

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: