Araruna: Rede Ativa dá início a Projeto de Medidas Educativas com adolescentes


O Projeto Rede Ativa dos Direitos de Crianças e Adolescentes integra o planejamento estratégico do Ministério Público paraibano na área dos direitos da infância e juventude e é executado com o apoio do CAOP – Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente.
Esse projeto busca o fortalecimento da rede de atendimento de crianças e adolescentes visando a uma ação articulada entre todos os atores que integram o Sistema de Garantira e Direitos, com o objetivo de criar serviços e aperfeiçoar os já existentes para reduzir e minimizar as situações constantes de violação de direitos contra crianças e adolescentes.
O município de Araruna passou a integrar o Projeto em 13 de dezembro de 2013, onde na oportunidade o Promotor de Justiça Gestor do Projeto no Estado da Paraíba, Dr. Halley Borges Escorel, esteve no Município e apresentou o Projeto Rede Ativa dos Direitos de Crianças e Adolescentes aos órgãos públicos municipais envolvidos no processo de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Na manhã desta terça-feira (24), como parte da agenda da Rede Ativa, o Promotor de Justiça da Comarca de Araruna, Dr. Leonardo Fernandes Furtado, reuniu familiares de adolescentes que cometeram infrações de trânsito para um “momento pedagógico”. A reunião faz parte da programação da Rede Ativa que ano passado construiu agenda de trabalho para todo o ano de 2015.
Participaram o Promotor de Justiça Dr. Leonardo Fernandes Furtado, o advogado do CREAS Dr. Diogo Belmont, psicóloga do CREAS Suéllen Alencar, Assistente Social do CREAS Lígia Mayara, Educadora Social do Centro de Inclusão da Criança e do Adolescente Geane Azevedo, coordenadora do Programa Bolsa Família Maria Fernandes, Coordenadora do CRAS Ozineide Gomes, Secretário Municipal de Educação e Presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente José Mário Dantas.
Esses encontros de cunho orientador e educativo sobre os princípios de convivência social e respeito a família e as leis será realizado em 4 momentos, de modo que haverá um cadastro de todos os adolescentes e seus respectivos responsáveis para acompanhamento pelos órgãos da Rede Ativa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Araruna.
Em uma de suas falas, o Promotor de Justiça Dr. Leonardo Furtado expôs aos presentes que a educação é o mais importante instrumento de transformação de uma sociedade, todavia ela não terá êxito sem a efetiva participação da família, pois, segundo o Promotor, a família é a instituição mais importante que existe.
O Secretário de Educação que também é Presidente do Conselho dos Direitos de Crianças e Adolescentes, professor José Mário Dantas, disse que esta iniciativa é louvável. Informou, ainda, que o projeto não se resume apenas a reuniões com pais e adolescentes, mas, também, o Município está organizando a construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e promoverá o Fórum Municipal para Discussão e Elaboração do referido Plano.
Segundo Mário Dantas, o Fórum que discutirá a construção do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo de Araruna se realizará no dia 25/02/2015, às 14:00h no Centro Cultural e será aberto a todos os cidadãos e cidadãs interessados na temática crianças e adolescentes.
Redação, com assessoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araruna.

Fonte Araruna1
Compartilhe no Google Plus

Sobre rivaildo

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: