Município da Paraíba usa garrafas na decoração da Copa e dá exemplo de sustentabilidade


Exemplo de sustentabilidadeCom criatividade e espírito de cooperação, a cidade inteira, que possui cerca de 6 mil habitantes, se mobilizou para coletar garrafas pet e outros descartáveis para fazer a decoração das festas juninas deste ano, com ornamentação voltada para o tema da Copa do Mundo. Além disso, a decoração foi feita também para a comemoração do aniversário de emancipação política do município que aconteceu no último dia 3.




Enquanto algumas cidades gastam muito dinheiro em decoração para os festejos juninos e a Copa do Mundo, municípios como Brejo dos Santos, no Sertão do estado, a 448 quilômetros de João Pessoa, vêm dando exemplo de economia e cuidado com o meio ambiente.
Decoração na Prefeitura ganhou cores da Bandeira do BrasilOs recicláveis, pintados e transformados em objetos decorativos e em símbolos do País, vêm chamando a atenção pela inovação e pela atitude sustentável.  Caso não estivessem sendo coletados para se transformar em decoração, teriam o lixo como destino e consequente poluiriam o meio ambiente.
Decoração 'descartável' se espalha pela cidade
Até o mascote da Copa ganhou versão em petFoto: Até o mascote da Copa ganhou versão em pet
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
Luciene Vieira, primeira dama da cidade, é a idealizadora do projeto de decoração do município. Ela trabalha com material reciclável há cinco anos e foi quem conseguiu mobilizar os moradores para coleta das garrafas pet.
"Nós mobilizamos os estudantes nas escolas, os servidores nas repartições públicas, além dos catadores de recicláveis, para conseguirmos a quantidade de garrafas suficiente para o trabalho", relatou.
Ela contou que a confecção das peças decorativas começou há cerca de dois meses e uma equipe formada por ela e mais três pessoas ficaram encarregadas de criar e construir tudo. Cada objeto demora em média entre três e cinco dias para ser feito. Foram feitas bandeiras, bolas, espigas de milho e fogueiras com as cores e motivações da Copa.  Já a decoração da fachada da prefeitura demorou duas semanas para ficar pronta.
Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
"É um trabalho muito gratificante, principalmente porque a gente sente o engajamento de todos e no final fica tudo bonito e, o que é melhor, sem maiores custos para o município e com o destino correto ao que poderia acabar poluindo", analisou Luciene.
Além da sede da prefeitura, receberam decoração a entrada da cidade e alguns postos de saúde e escolas. Na decoração da prefeitura, além da bola, Luciene está confeccionando um boneco do Fuleco, o mascote tatu bola, que irá se juntar ao que já está pronto.

Fonte Portal Correio
Compartilhe no Google Plus

Sobre rivaildo

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: