Prefeita Dra. Wilma Maranhão articula com o IFPB parceria para a implantação de novos cursos em Araruna

Sempre pensando em melhorias na qualidade de vida do povo de Araruna, e não poderia ser diferente com a temática educação, a Prefeita Dra. Wilma Maranhão articulou visita do Diretor Geral do Campus do IFPB de Guarabira, Professor Umberto Gomes da Silva Júnior, que veio acompanhado do Diretor de Ensino daquele Campus, o Professor Abdallah Salomão Arcoverde, que, diga-se de passagem, é filho do saudoso Tenente Vieira (in memorian) e tem forte ligação com Araruna. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 15/04/2014, no Polo local da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

Como não se encontrava no Município em virtude de compromissos agendados anteriormente em João Pessoa, a Prefeita Dra. Wilma Maranhão designou o Professor José Mário Dantas – Secretário Municipal de Educação – e a Secretária-Executiva, Professora Patrícia Macedo, para conduzirem os diálogos com os representantes do IFPB de Guarabira.
O objetivo da visita foi o estudo de viabilidade para a implantação de novos cursos promovidos pelo IFPB no Polo da UAB do nosso Município e no âmbito do Sistema Municipal de Educação. A Prefeita Wilma Maranhão, em conversa com o Secretário Mário Dantas e a Coordenadora do Polo da UAB em Araruna, Professora Lúcia Brito, demonstrou interesse em construir essa ponte com o IFPB para a oferta de novos cursos, principalmente de Bacharelado em Ciências Contábeis e Licenciatura em Ciência da Computação, visto que a demanda é crescente por essas áreas, levando em consideração que o mercado de trabalho para os profissionais formados nessas áreas vem crescendo muito no Brasil.
A reunião durou cerca de 2 horas, onde foram discutidas as propostas da Prefeita Dra. Wilma Maranhão, como também a inserção do município de Araruna como Unidade Remota do PRONATEC junto ao IFPB de Guarabira. O Diretor do Campus do IFPB, Professor Umberto Gomes, ficou bastante entusiasmado com a acolhida e o trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação do Município, prometendo disponibilizar todo o aparato técnico daquela Instituição de Ensino no sentido de realizar um estudo de viabilidade no que diz respeito a oferta de novos cursos que compreendem também as áreas tecnológicas na modalidade Educação a Distância, bem como presencial através do PRONATEC E PRONATEC CAMPO (este último, com forte probabilidade de ser executado no Parque Ecológico da Pedra da Boca).
O Diretor de Ensino do IFPB, Professor Abdallah Arcoverde, fez uma consistente explanação acerca dos projetos educacionais que o IFPB de Guarabira poderá desenvolver em nosso Município. Dentre outros projetos, os que merecem destaques referem-se à qualificação profissional para atuação no segmento Turismo Sustentável, Educação Ambiental, Segurança do Trabalho, Curso de Secretariado, Curso de Graduação Tecnológica em Construção de Edifícios, dentre outros. 
A Coordenadora do Polo da UAB de Araruna, Professora Lúcia Brito, prestou vários esclarecimentos acerca da atuação da EaD (Educação a Distância) em Araruna, informando que o Polo dispõe de quase 10 cursos, sendo 1 de Bacharelado em Administração Pública (IFPB), 1 Pós-Graduação em Gestão Pública (IFPB) e demais Licenciaturas oferecidas pela UFPB em diversas áreas do conhecimento. Informou também que o Polo oferecerá a Pós-Graduação em Gênero e Diversidade na Educação, que terá início ainda nesse primeiro semestre de 2014.
Boas notícias!
1.ª – Após vários esforços por parte da Prefeita Dra. Wilma Maranhão, o Polo da UAB de Araruna foi contemplado com o Curso de Licenciatura em Computação para o segundo semestre de 2014, onde a forma de ingresso será através de Vestibular.
2.ª – O Município foi contemplado, para o Polo da UAB, com 1 Laboratório para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Matemática Prática destinado aos alunos de Araruna. O valor do Laboratório está orçado em cerca de R$ 40.000,00.
3.ª – O Laboratório de Informática do Polo ganhou mais 19 computadores modernos enviados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, para melhorar ainda mais a qualidade do acesso ao conhecimento.
Em contato com a nossa Redação, o Secretário Mário Dantas informou que o Plano de Trabalho/Ação construído com a Prefeita Dra. Wilma Maranhão para essa nova fase administrativa da Secretaria de Educação de Araruna compreende, principalmente, a cultura da responsabilidade compartilhada, mudança de paradigma no que diz respeito a metodologia de trabalho, constituição de comissões temáticas que cuidarão de segmentos educacionais específicos, fortalecimento de vínculos com os colaboradores da Educação Municipal, aproximação da família com a escola, integração com outras secretarias no desenvolvimento de ações/projetos/iniciativas.
“A Prefeita Dra. Wilma Maranhão está sempre acompanhando de perto o desenvolvimento dos trabalhos na Secretaria de Educação de Araruna. Semanalmente nos reunimos com ela cerca de 3 a 5 vezes para buscarmos  apoio e sugestões às ações que visam ao aperfeiçoamento dos projetos educacionais do Município, considerando que a mesma dispõe de valorosa experiência em todas as áreas da Administração Pública”. Ressaltou o Secretário Mário Dantas.
O Secretário disse ainda que apesar de a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, estabelecer que cabe aos Estados e o Governo Federal a responsabilidade pela oferta da Educação Superior, a Prefeitura de Araruna mantém um Polo da UAB, dando total apoio estrutural para a permanência das Instituições UFPB/IFPB no Município.
Portanto, a Prefeitura de Araruna oferta, mesmo que através das Instituições parceiras, Educação Superior na Modalidade a Distância quando disponibiliza estrutura física e recursos humanos ao Polo da UAB local.
Redação, com assessoria da Secretaria Municipal de Educação.
Compartilhe no Google Plus

Sobre rivaildo

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: