Sobram 2,5 mil vagas pelo Sisu; UEPB e IFPB esperam segunda chamada

O prazo para matrículas dos candidatos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas oferecidas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) encerrou ontem. Muitos que estavam na lista da primeira chamada não compareceram e sobraram 1.880 vagas na UEPB e 795 no IFPB. Para os selecionados para as vagas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as matrículas seguem até amanhã, isso porque a instituição optou por iniciar o calendário de matrículas na última segunda-feira, conforme permitido pelo cronograma elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A segunda chamada do Sisu sairá na próxima segunda-feira.
De acordo com o assessor técnico-administrativo da Pró-reitoria de Graduação da UEPB, Wagner Santos, das 2.884 vagas ofertadas, em seus oito campi, para ingresso via Sisu, 1.004 foram preenchidas, o que corresponde a 34,9% das vagas, sobrando 1.880. “Alguns candidatos ainda têm dúvidas quanto às vagas, chamadas e entradas. Muitos deles vislumbram entrar com a primeira opção em uma oportunidade na segunda chamada,” explicou. Ainda de acordo com Wagner, o curso que teve maior número de matrículas foi o de Comunicação Social (42), seguido do curso de Direito (34), ambos no Campus de Campina Grande.
Das 1.180 vagas ofertadas pelo IFPB, foram preenchidas durante os três dias de matrículas apenas 385, ou seja, 33%. Sobraram 795 vagas. “Na segunda chamada, o próprio sistema do Sisu vai relocar essas vagas que sobraram. Caso ainda haja sobra, depois da segunda chamada, elas serão disponibilizadas para a lista de espera”, disse o procurador institucional do IFPB, Antônio Feliciano. Os cursos com maior número de matriculados no IFPB foram: Engenharia Civil no campus de Cajazeiras (com 21) e Administração no campus de João Pessoa (20).
A UFPB optou por iniciar o calendário de matrículas na última segunda-feira. ”Para o Sisu, o período de cadastro é de 17 a 24 deste mês, então compete a cada instituição fazer seu próprio calendário. Como somos uma das universidades que oferece o maior número de vagas para o Sisu, precisamos de um prazo maior para receber os estudantes”, explicou o coordenador de Escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves. A instituição está ofertando 7.555 vagas, das quais, foram cadastrados 1.500 estudantes nesses dois dias de matrícula, o que corresponde a 30%. “Esses cadastros ainda serão validados”, disse.
Nova chance
A segunda chamada  é uma nova chance  para os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções na primeira lista e para os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado ou não a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. O candidato deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. É preciso se certificar de que a manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Fonte Portal Correio
Compartilhe no Google Plus

Sobre rivaildo

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment