Alcoolismo é responsável por mais de 100 mortes em 2013 na PB

O número de mortes causadas pelo alcoolismo na Paraíba já chega a 101 casos em 2013. De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, nos últimos quatro anos, já foram registradas 514 mortes no estado decorrentes da doença. A pesquisa aponta também 1.771 mortes neste mesmo período, relacionadas a cirrose e doenças crônicas do fígado, sendo 383 delas registradas este ano.
Em Campina Grande, grupos de Alcoólicos Anônimos (AA) se reúnem no município para buscar restaurar a dignidade de homens e mulheres que precisam de ajuda para combater este problema. De acordo com um voluntário do AA, que preferiu não se identificar, o atendimento às pessoas é feito através de terapia grupal. “Nossa maior dificuldade é conseguir recrutar mais pessoas para a irmandade. Não é fácil para quem está no alcoolismo se dispor da bebida e buscar ajuda”, disse o voluntário.
No município, 22 grupos atuam no centro da cidade, se reunindo quatro vezes por semana para o compartilhamento de experiências. O voluntário do AA explica que para fazer parte do grupo, o principal requisito é a vontade de parar de beber e que o serviço de alcoólicos anônimos é gratuito. “As pessoas que notam que realmente precisam de ajuda procura nosso grupo ou é convidado através de uma abordagem feita por outro companheiro e ao chegar ao AA, entende como funciona o grupo e a doença e é neste ponto que começa o tratamento”, completa o voluntário.
G1PB
Compartilhe no Google Plus

Sobre Colunista

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment