Botafogo da Paraíba pode entrar para o ‘Guinness Book’

Botafogo da Paraíba pode entrar para o ‘Guinness Book’O Botafogo da Paraíba não só conseguiu tomar a liderança de seu grupo no Campeonato Brasileiro com a vitória sobre o Sergipe no último domingo (18), como pode ter entrado para a história do futebol nacional, com direito a registro no Guinness Book – o livro dos recordes. Após minuciosa pesquisa, se chegou a conclusão que nenhum time participante do ‘Brasileirão’ conseguiu marcar 3 gols em apenas 10 minutos de partida, como fez o Belo no jogo contra o então líder.

“Diante dessa constatação, iremos procurar o Guinness para registrar mais esse feito do nosso Botafogo”, afirmou o presidente do clube, Nelson Lira, que ainda destacou: “Pode até ter acontecido algo assim em campeonatos estaduais, ou em jogos extraoficiais, mas no Campeonato Brasileiro fomos os únicos até hoje a marcar tantos gols em tão pouco tempo de partida”.

De acordo com as regras do ‘livro dos recordes’, após a comprovação material do fato (ou testemunhal, em alguns casos), a inclusão é feita de forma específica. No caso do Botafogo, ele poderá ser incluído como o time do país, jogando pelo Campeonato Brasileiro, a marcar três gols em menor tempo de jogo ‘iniciado’. A palavra em destaque é o que separa o Botafogo da Paraíba do Fluminense, que, em partida pelo Brasileiro de 2011, marcou 3 gols em apenas oito minutos, numa virada épica sobre o Atlético de Goiás, que até os 37 do segundo tempo vencia por 2 x 0.

Nem mesmo o jogo com o gol mais rápido do Campeonato Brasileiro (marcado aos 8 segundo por Nilvado, do Náutico, contra o Atlético-MG em 1989), consegue superar o placar feito pelo Botafogo em tão pouco tempo. O segundo gol do Náutico naquele jogo só aconteceu apenas no segundo tempo, com o atacante Bizu.

Outra partida que poderia ‘destronar’ a façanha do Botafogo poderia ser a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro, ocorrida em 1983, quando o Corinthians venceu o Tiradentes do Piauí por 10 X 1. Naquela partida, o primeiro gol do ‘gavião’ veio aos 24 minutos, pelos pés de Sócrates. Deste tento até o terceiro do Corinthians transcorreram 13 minutos.

“Essa façanha não só nos orgulha como botafoguenses, como mostra que o nosso Belo vive uma nova fase de sua história, recuperando o respeito nacional”, destacou o presidente Nelson Lira.

O jogo histórico – Precisando da vitória para garantir a classificação antecipada no Grupo A4 da competição – e chegar à liderança do bloco – o Botafogo-PB partiu para cima do rival, que jogava em casa. Logo aos cinco minutos, Pio toca para Lenilson que, de fora da área, manda a bola para o fundo da rede. Três minutos depois, Fausto recebe de Lenilson, dribla dois e coloca no canto esquerdo do goleiro sergipano. Próximo dos 10 minutos de partida, Celico cobra falta e Paulinho Macaíba, de cabeça, marca o terceiro do Belo.

                                                                                                                                                        MaisPB
Compartilhe no Google Plus

Sobre Colunista

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment