Barra de Santa Rosa: Diretoria da ACERPASA é escolhida em assembléia




Escolhida na última quart-feira (31) a diretoria da Associação de Certificação Orgânica Participativa do Semiárido (ACERPASA), uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade apoiar e estimular o desenvolvimento rural sustentável, em particular para fortalecer a agricultura familiar e da pequena produção com base nos princípios da agroecologia. A assembleia para escolha da diretoria da nova Associação aconteceu às 10 horas, no auditório da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, em Campina Grande-PB. 

Participaram da assembleia cerca de 50 pessoas; produtores rurais e representantes de associações rurais e instituições com trabalhos voltados à agricultura familiar, a exemplo da Embrapa, Emater, Ministério da Agricultura, Embrapa Algodão, Universidade Estadual da Paraíba, Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA/UFCG), Instituto Lynaldo Cavalcanti, Cooperar e outras. 

Um dos objetivos da ACERPASA é trabalhar pelo processo de certificação, através do qual se garante que a produção e o processamento de produtos de origem animal e vegetal obedeçam aos critérios de manejo orgânico. A iniciativa vai beneficiar o produto e gerar aumento de renda, especialmente para os pequenos produtores rurais. Os produtores que ainda não adotaram o sistema orgânico vão passar a trabalhar com a certificação através da iniciativa da Associação. 

A meta é após essa primeira iniciativa da criação da ACERPASA passar a investir gradativamente nos seguintes mecanismos de controle: a Certificação através do Sistema participativo de garantia (existem no Brasil 4 já aprovados e 11 sob avaliação), e Controle social para a venda direta sem certificação. Juntos, a certificação e o sistema participativo de garantia formam o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. 

A assembleia escolheu como membros da ACERPASA a seguinte diretoria: 

Administração 
Alex Sandro
Presidente: Alex Sandro Azevedo (Adefort - Associação de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar - Barra de Santa Rosa) 
Vice-Presidente: Douglas Soares Feitosa (Ass. de Apicultores de Monteiro- Mel de Toda Flor) 
Secretária: Vitória Aparecida (Emater) 
Tesoureiro: Rossino Ramos (PEASA) 
Suplente: Erasmo Sátiro (Associação dos Criadores de Avicultura Alternativa de Boqueirão) 


Conselho Fiscal 
1. Raimundo Andrade (UEPB) 
2. Vicente Araújo (PaqTcPB) 
3. José Pereira (Coop. dos Produtores Rurais de Campina Grande e Boa Vista) 
Suplentes: Thiago Xavier (Instituto Lynaldo Cavalcanti) e Verneck Abrantes (Emater). 

O presidente da ACERPASA eleito foi o produtor rural e professor Alex Sandro Azevedo, do município de Barra de Santa Rosa. 

(Ascom PEASA/UFCG)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Administrador

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment