Lista final da primeira seleção do programa Mais Médicos

A lista final da primeira seleção do programa Mais Médicos, apresentada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira (6), aponta que a Paraíba receberá 42 dos 938 médicos que confirmaram a participação no programa. Conforme a lista divulgada no Portal da Saúde (cliqueaqui para ver a relação de todos os municípios brasileiros), 24 dos 90 municípios paraibanos cadastrados no Mais Saúde serão contemplados. João Pessoa, Bayeux e Areia são os municípios que mais terão profissionais por meio do programa. 

A capital vai receber 17 médicos pelo programa. Bayeux, na Grande João Pessoa, e Areia, no Agreste paraibano, terão o auxílio de dois médicos provenientes do Mais Saúde. Os três municípios detém metade do total de profissionais enviados ao estado. A outra metade dos médicos destinados a Paraíba foram distribuídos igualmente entre os 21 municípios, que serão contemplados com um médico cada.

O ministro Alexandre Padilha informou durante a apresentação da lista final que os médicos selecionados começarão a trabalhar a partir do dia 1º de setembro. Inicialmente, o Ministério daSaúde havia apontado para a seleção de 53 médicos para a Paraíba, número que foi reduzido após o período de confirmação do cadastro dos médicos, finalizado na segunda-feira (5).

A região Nordeste foi contemplada com o maior número de médicos provenientes do programa, com um total de 372 profissionais direcionados a 203 cidades e um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Com relação a demanda, em termos percentuais, a região Centro-Oeste obteve 9%, seguido da região Norte (8,1%), Nordeste (7,7%). Sul e Sudeste tiveram cerca de 4% de suas vagas preenchidas.

Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos.

O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação. Este grupo terá até quinta-feira (8) para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado (10). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

G1
Compartilhe no Google Plus

Sobre Administrador

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment