PESQUISA: População Urbana de nossa região já chega a 61%

Setor pesquisado
O êxodo rural é uma modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população da zona rural em direção às cidades. 

Nesse sentido, o Blog de Nova Palmeira, fez uma pesquisa nos dados de várias cidades do curimataú/seridó paraibano, através do site do IBGE(Censo 2010), para constatar que realmente isso é um fenômeno que também acontece em nossos municípios.

Para se ter uma ideia, no setor pesquisado, dos 107.044 hab, 65.277 moram na zona urbana, o que equivale a 61% do total.
Voltando para o foco da nossa pesquisa, que são cidades da nossa região, das 12 pesquisadas, apenas Pedra Lavrada, São Vicente do Seridó, Damião e Sossego(com uma pequena margem), tiveram sua população rural superior a urbana. As outras 8 cidades tiveram um percentual muito alto no que diz respeito a população residente no perímetro urbano.
As tabelas abaixo mostram algumas curiosidades. Picuí tem a 2ª maior população entre os 12 municípios, mas, quando se fala em habitantes da zona rural, a cidade picuiense fica atrás da de Barra de Santa Rosa, que fica em 2º, ficando atrás apenas de Cuité que lidera tanto na zona urbana, quanto na rural. Damião que tem apenas o 10º maior aglomerado populacional entre as cidades, sobe para a 7ª, quando se trata da soma total no campo. Pedra Lavrada, que no setor campestre tem o 5º maior aglomerado, fica apenas com a 8ª posição no setor oposto.
Em se tratando de números, Nova Palmeira, ficou com a 9ª posição nos 3 quisitos pesquisados, quando se volta para o percentual, a localidade fica com a 6º colocação nos dois setores.


CONFIRA ABAIXO OS GRÁFICOS DA PESQUISA
(CLIQUE NOS GRÁFICOS PARA AMPLIAR)
Compartilhe no Google Plus

Sobre Colunista

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment