Conselho Tutelar emite comunicado sobre venda de fógos para crianças e adolescente no período junino

image

COMUNICADO CONSELHO TUTELAR DE DAMIÃO

Tendo em vista a aproximação do período de festividades juninas e a consequente venda de fogos de artifício e estampido, orientamos os senhores pais, responsáveis e comerciantes que tomem medidas para evitar a venda e a utilização de produtos inadequados para crianças e adolescentes.


A LEI 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 81, é proibido a venda á criança ou adolescente: INCISO IV- fogos de estampido e de artificio, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial sejam incapazes de provocar qualquer dano em caso de utilização indevida.

Pois o mal cuidado destes artifícios podem causar, lesões como: Queimaduras; Amputação dos dedos e até da mão; Se uma bombinha explodir próximo de seus olhos, poderá causar cegueira; Trauma acústico.

EM CASO DE DESCUMPRIMENTO, o Art. 244. Vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar de qualquer forma, a criança ou adolescente fogos de estampido ou de artifício, exceto aqueles que pelo seu reduzido potencial, sejam incapazes de provocar qualquer dano físico em caso de utilização indevida: Pena: Detenção de seis meses a dois anos e multa.
Contamos com a colaboração de todos, nesta proteção as crianças e adolescentes.

Atenciosamente:

Conselho Tutelar de Damião “ APOIANDO, ORIENTANDO E AJUDANDO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Compartilhe no Google Plus

Sobre Administrador

Texto.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: